Para quem já acompanha o blog do jQuery já estava por dentro que esta novidade estava mais perto do que longe. Também mencionei sobre estas novidades na palestra de Zepto.JS apresentada no FrontInMaceió e no 1st Pernambuco.JS Open Meeting.
O que há de novo no 1.9?
Algumas mudanças chamam mais atenção e podem dar problema para alguns desenvolvedores que já não estavam se preparando para isso. São elas:
- Alguns métodos que estavam deprecateds foram removidos
São eles: toggle(), jQuery.browser, live(), die(). Se o desenvolvedor mantém a biblioteca sempre atualizada e toma cuidado para não usar os métodos deprecateds e corrigem onde já existia, não vai ter problemas com isso, visto que alguns destes métodos já estavam assim desde a versão 1.3)!
-
O método .css() retorna um objeto com multi-propriedades. Ex.:
var size = $("#box").css([ "width", "height", "backgroundColor" ]); // { width: "10px", height: "20px", backgroundColor: "#D00DAD" }
-
O jQuery 1.9 agora suporta alguns seletores em todos os browsers, todos com suporte desde o IE6: :nth-last-child, :nth-of-type, :nth-last-of-type, :first-of-type, :last-of-type, :only-of-type, :target, :root, and :lang.
-
Novo método .finish(), que pode ser usado para completar imediatamente todas as animações que estiverem na fila em um determinado elemento.
-
Várias e várias correções de bugs
-
Algumas outras mudanças menores, como podemos encontrar na lista completa com as mudanças da versão 1.9
E o 2.0, serve para quê?
Serve para ser uma das melhores notícias para os desenvolvedores começarem 2013. O 2.0 tem o código bastante semelhante ao da versão 1.9, só que com todos os fallbacks para os old-IEs (6.0, 7.0 e 8.0) removidos, deixando-o bem mais rápido e leve.
Para auxiliar os desenvolvedores, o plugin jQuery Migrate foi criado e pode ser usado tanto com 1.9 ou 2.0 para detectar funcionalidades obsoletas e removidas, ou para restaurar características antigas para as situações difíceis em que você precisa de código antigo para executar com jQuery novo. O plugin e as mensagens que ele gera são documentados no README do projeto.
Go, go, go!
A versão final do jQuery 1.9 está disponível no jQuery’s CDN, e em breve deve estar nos CDNs da Google e da Microsoft.
http://code.jquery.com/jquery-1.9.0.js http://code.jquery.com/jquery-migrate-1.0.0.js
Ou para testar a versão beta do jQuery 2.0, use o jQuery CDN:
http://code.jquery.com/jquery-2.0.0b1.js http://code.jquery.com/jquery-migrate-1.0.0.js