Quantcast
Channel: jQuery Brasil
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

jQuery 2.0, seu lindo!

$
0
0

Depois de tão esperado, uma grande notícia para nós desenvolvedores. jQuery 2.0 foi lançado! :)

Como já divulgado, ele abandona o suporte para os Old-IE’s (6, 7 e 8), e com isso retira uma grande parte de código que era necessário para dar suporte a estes navegadores. Resultado? Bem menor (12%), mais rápido e o código ficou mais limpo para podermos analisar e entender como funciona cada coisa. :)

Ah, você precisa dar suporte a estes navegadores? Não tem o que se preocupar. A equipe do jQuery continua desenvolvendo em paralelo as versões 1.x (atual 1.9 e futura 1.10) para os sites que precisam suportar estes browsers.

Como encontrá-los?

Se você precisar atualizar a partir de uma versão anterior a 1.9, o ideal é usar o plugin jQuery Migrate e acessar o guia de upgrade do jQuery 1.9, pois houve uma série de mudanças. E é bem simples usar o plugin. Basta incluir no seu HTML e abrir o console para ver as mensagens que são geradas.

Se você não precisa se preocupar com os Old-IE’s, viva! Pode colocar o 2.0 para rodar e ser feliz para o resto da vida. Se você precisa suportá-los, também não tem problema. O carregamento do 1.9 pode ser feito apenas para os browsers antigos, e os novos ficam com a versão mais recente, mais enxuta e mais rápida :)

Como fazer isso? Bem simples :)

<!--[if lt IE 9]>
    <script src="jquery-1.9.0.js"></script>
<![endif]-->

<!--[if gte IE 9]><!-->
    <script src="jquery-2.0.0.js"></script>
<!--[endif]-->

Algumas das mudanças mais importantes:

Não há mais suporte para IE 6/7 e 8: Vale ressaltar que isso também pode afetar os usuários do IE9/10, mesmo se forem usados em “modo de exibição de compatibilidade” que emulam as versões mais antigas. Para evitar isto, sugiro que use sempre a tag X-UA-Compatible.

Tamanho reduzido: O arquivo minificado da versão 2.0.0 é 12% menor que o 1.9.1 graças a eliminação do código de compatibilidade dos Old-IE’s. O elo mais fraco agora são os velhos navegadores Android 2.x / Webkit. Como o uso do Android 2.x já é bem reduzido, em breve este suporte também deve ser removido.

“Custom builds”: Esta funcionalidade tem sido bem refinada e ampliada desde que estreou no jQuery 1.8. Agora você pode escolher uma as combinações de 12 módulos diferentes para criar uma versão personalizada menor. Com a configuração mínima, é possível utilizar parte da biblioteca com apenas 10KB, minified e compactado.

Se sua aplicação já está funcionando com o jQuery 1.9, funcionará com o 2.0 :)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10